top of page
  • rudy310

Visão Geral do Roteador Juniper MX5, MX10, MX40 e MX80

As plataformas de roteamento universal MX5, MX10, MX40 e MX80 da Juniper Networks são roteadores de borda otimizados para Ethernet que fornecem roteamento Ethernet de classe de comutação e de operadora. Os roteadores MX5, MX10, MX40 e MX80 executam o sistema operacional Junos (Junos OS), permitindo uma ampla gama de aplicativos e serviços empresariais e residenciais, incluindo serviços de transporte de alta velocidade e rede virtual privada (VPN), multiplaying de banda larga de próxima geração serviços e internetworking de centros de dados da Internet de alto volume.


Cada roteador fornece interfaces Ethernet de alta densidade e full duplex e taxa de transferência de alta capacidade e usa o chipset Junos Trio para aumentar a escalabilidade do encaminhamento, buffering e enfileiramento de pacotes L2 / L3 .


Benefícios do roteador Juniper MX5, MX10, MX40 e MX80


System Capacity

Os roteadores MX80, MX40, MX10 e MX5 podem ser atualizados por software de 20 Gbps a 80 Gbps. Essas plataformas têm até quatro slots de Cartão de Interface Modular (MIC) e duas interfaces fixas Ethernet de 10 Gigabits para conexão à rede.


Always-on infrastructure base

Os roteadores da Série MX garantem a disponibilidade da rede e dos serviços com um amplo conjunto de aspectos de resiliência em nível físico, lógico e em nível de protocolo em várias camadas. A tecnologia Virtual Chassis do Junos OS nos roteadores da série MX oferece suporte à redundância no nível do chassi e permite gerenciar dois roteadores como um único elemento. A implementação do grupo de agregação de links do Multichassis (MC-LAG) oferece suporte à redundância de gabinetes, cartões e portas com monitoração de estado.


Application-Aware Networking

Nos roteadores da série MX, você pode usar a inspeção profunda de pacotes para detectar aplicativos e, usando as políticas definidas pelo usuário, pode determinar o tratamento de tráfego para cada aplicativo. Esse recurso permite serviços altamente personalizados e diferenciados em escala.


Programmable Chipset

O chipset implementado nos roteadores da série MX tem uma estrutura de dados de encaminhamento programável que permite alterações rápidas de microcódigo no próprio hardware e um mecanismo de pesquisa programável que permite o processamento de serviços em linha. o mecanismo programável de QoS do chip suporta filas grosseiras e refinadas para atender aos requisitos dos casos de uso de núcleo, borda e agregação.


Junos Continuity and Unified In-Service Software Upgrade (Unified ISSU)

Com o pacote de plug-ins de continuidade Junos, você pode executar uma atualização suave quando um novo hardware é instalado no roteador da sua Série MX.


A atualização unificada de software em serviço (ISSU unificada) permite atualizações e alterações de software sem interromper o tráfego da rede.


Junos Telemetry Interface

Usando os dados da interface de telemetria Junos, você pode transmitir dados em nível de componente para monitorar, analisar e aprimorar o desempenho da rede. As análises derivadas dessa telemetria de streaming podem identificar o congestionamento atual e de tendências, a utilização de recursos, o volume de tráfego e a ocupação do buffer.


Integrated Hardware-Based Timing

Não é necessário usar relógios externos, pois os roteadores da série MX oferecem suporte a tempo baseado em hardware altamente escalonável e confiável, incluindo a Ethernet síncrona para frequência, e o Precision Time Protocol (PTP) para sincronização de frequência e fase. A Ethernet síncrona e o PTP podem ser combinados em um modo híbrido para atingir uma precisão de alto nível de frequência (10 ppb) e fase (<1,5 uS).


Visão geral do hardware Juniper MX5, MX10, MX40 e MX80

Cada um dos roteadores contém um mecanismo de roteamento interno e um mecanismo de encaminhamento de pacotes. O mecanismo de encaminhamento de pacotes tem dois "pseudo" concentradores PIC flexíveis (FPC 0 e FPC1). Como não há comutação de malha, o único mecanismo de encaminhamento de pacotes cuida do encaminhamento de pacotes de entrada e de saída.


Os roteadores são compactos e duas unidades de rack (U) altas. Vários roteadores podem ser empilhados em um único rack do piso ao teto para aumentar a densidade de portas por unidade de espaço.


Para opções de configuração escaláveis, você pode instalar uma variedade de Modular Interface Cards (MICs) nos dois slots frontais do roteador, e o Multiservices MIC opcional pode ser instalado no slot traseiro. Licenças de software permitem que você atualize de um roteador para outro sem uma atualização de hardware. As portas são restritas com base na licença associada do roteador da seguinte maneira:

  • Roteador MX5: Permite o uso do slot MIC 1/MIC 0, que vem pré-preenchido com o Gigabit Ethernet MIC com SFP .

  • Roteador MX10: Permite o uso do slot MIC rotulado 1/MIC 0, que vem pré-preenchido com o Gigabit Ethernet MIC com SFP e o segundo slot MIC rotulado 1/MIC 1.

  • MX40 roteador: Permite o uso das ranhuras dianteiras MIC e portas 0e 1do Ethernet MIC embutido 10-Gigabit (marcado 0/MIC 0).

  • Roteador MX80: Permite o uso de todos os slots MIC (frente e verso) e todas as quatro portas do MIC Ethernet 10-Gigabit (rotulado 0/MIC 0).

Uma versão fixa do roteador MX80 (número do modelo: MX80-48T) tem 48 portas fixas 10/100 / 1000Base-T RJ45 no lugar dos slots MIC.


Para obter uma lista de MICs suportados nos roteadores MX5, MX10, MX40 e MX80 modulares, consulte MICs compatíveis com roteadores da série MX na referência do módulo de interface da série MX .


Juniper MX5, MX10, MX40 e MX80 Baseboard Descrição

A placa de base está localizada no centro do chassi e forma a parte traseira da gaiola do cartão MIC. O rodapé não é substituível. Os MICs e as fontes de alimentação são instalados na placa de base pela frente do chassi. Os pacotes de dados são transferidos através da placa de base do MIC para o Packet Forwarding Engine e do Packet Forwarding Engine através da placa de base para o MIC de destino.


O rodapé fornece as seguintes funções:

  • Energiza e desliga MICs

  • Controla clocking, redefine o sistema e inicializa

  • Monitora e controla as funções do sistema, incluindo a velocidade do ventilador, o status da alimentação da placa, o status e o controle do PDM e o painel frontal

  • Fornece interconexões para todos os MICs dentro do chassi

Componentes de Baseboard

A placa de base consiste nos seguintes componentes:

  • Chipset Junos Trio - Gerencia a memória de dados de pacote, os sistemas de filas e executa a pesquisa e o encapsulamento de pacotes.

  • Conectores MIC para MICs embutidos e substituíveis, incluindo uma interface WAN para o MIC 10 Gigabit Ethernet integrado.

  • Sensores de temperatura de admissão e exaustão.

  • Circuitos para gerenciamento e controle de chassis.

  • Circuitos de energia para os componentes do sistema e interfaces Ethernet.

  • Processador do mecanismo de roteamento, que inclui uma CPU de 1,33 GHz e 2 GB de SDRAM.

  • 2 dispositivos de armazenamento flash NAND de 4 GB.

  • Processador de encaminhamento de pacotes, que inclui uma CPU de 1 GHz, um controlador de sistema e 1 GB de SDRAM. Conecta-se ao mecanismo de roteamento por meio de um link Gigabit Ethernet.

  • Lógica do relógio.


MX5, MX10, MX40 e MX80 Descrição da Placa de Interface Modular

As placas de interface modulares (MICs - Modular Interface Cards) fornecem as conexões físicas para vários tipos de mídia de rede. Os MICs recebem pacotes de entrada da rede e transmitem pacotes de saída para a rede. Durante este processo, cada MIC executa enquadramento e sinalização de alta velocidade para seu tipo de mídia. Antes de transmitir pacotes de dados de saída através das interfaces MIC, o roteador encapsula os pacotes recebidos.


No chassi MX80 fixo, os MICs vêm pré-instalados e não podem ser substituídos.

Nos chassis MX5, MX10, MX40, MX80 e MX80, você pode instalar uma variedade de MICs nos dois slots frontais do roteador, e o Multiservices MIC opcional pode ser instalado no slot traseiro.


MICs de ligação frontal

Você pode instalar e remover MICs nos chassis MX5, MX10, MX40 e MX80 modular. Os slots MIC são rotulados 1/MIC 0e 1/MIC 1. Cada slot MIC possui uma alça ejetora localizada acima do slot MIC.


Você pode instalar MICs de diferentes tipos de mídia, desde que o roteador suporte esses MICs. Para obter especificações completas, consulte MICs compatíveis com os roteadores da série MX .


Corrigidos MICs (Embutidos)


MIC Ethernet 10-Gigabit embutido

O MIC Ethernet de 10 Gigabits integrado é fixado nos roteadores MX5, MX10, MX40 e MX80. O MIC está etiquetado 0/MIC 0e está localizado no painel frontal. O MIC 10 Gigabit Ethernet integrado possui os seguintes componentes:


Recursos de hardware:

  • Quatro portas Ethernet de 10 Gigabit rotulados 0através 3, esquerda para a direita.

  • Taxa de transferência de alto desempenho em cada porta em velocidades de até 10 Gbps

  • Taxa de linha em todas as quatro portas Ethernet de 10 Gigabits

  • Modo LAN-PHY em 10,3125 Gbps

  • Modo WAN-PHY em 9,953 Gbps

  • Unidades de transmissão máxima (MTUs) de até 9192 bytes

  • LED de link, um verde por porta. Para obter mais informações, consulte LEDs de componentes no painel frontal do MX5, MX10, MX40 e MX80 .


Recursos de software:

  • Opções do modo LAN-PHY e WAN-PHY configuráveis

  • Suporte de Ethernet Síncrona

  • Diagnóstico óptico e alarmes relacionados

  • Suporte ao Protocolo de Redundância de Roteador Virtual (VRRP)

  • Suporte a LANs virtuais (VLANs) IEEE 802.1Q

  • Monitoramento remoto (RMON) EtherStats

  • Aprendizagem MAC de origem

  • Contabilidade e policiamento MAC - Aprendizado dinâmico de endereços locais de endereços MAC de origem

  • Encapsulamento Ethernet Flexível

  • Vários identificadores de protocolo de tag (TPID)

Cabos e conectores:

  • Conector Duplex LC / PC (Rx e Tx)

  • Transceptores XFP (small form-factor pluggable) de 10 gigabits de fibra ótica:

  • Conector: LC / PC Duplex (Rx e Tx)

  • 10GBASE-E (número do modelo: XFP-10G-E-OC192-IR2)

  • 10GBASE-L (número do modelo: XFP-10G-L-OC192-SR1)

  • 10GBASE-S (número do modelo: XFP-10G-S)

  • 10GBASE-Z (número do modelo: XFP-10G-Z-OC192-LR2)

  • Especificações da interface ótica - consulte a Ferramenta de compatibilidade de hardware em https://apps.juniper.net/hct

Transceivers DWDM Tunable XFP:

MIC de taxa tripla embutida

O microfone embutido de 48 portas está disponível apenas no chassi MX80 fixo (MX80-48T) e não é substituível. O built-in Tri-Rate MIC tem os seguintes componentes:


  • 48 autonegociando as portas Ethernet 10Base-T, 100Base-TX ou 1000Base-T Megabit.

  • Autonegociação entre parceiros de circuito Ethernet Gigabit.

  • Unidades de transmissão máxima (MTUs) de até 9192 bytes.

  • Conector: conectividade de par trançado blindado Categoria Cinco de quatro pares através de um conector RJ-45.

  • Pinagem: MDI / MDI-X.

  • Distância máxima: 328 pés (100 m).

  • LED de link, um verde por porta. Para obter mais informações, consulte os LEDs da placa de interface modular MX5, MX10, MX40 e MX80 .


ASG

https://www.asgit.com.br/

contato@asg.com.br

(51) 3376.1210



538 visualizações0 comentário
bottom of page