top of page
  • rudy310

Juniper vs. Cisco: 4 Motivos para ir de Juniper



O CCNA da Cisco é amplamente considerado o rei das certificações de rede e muitas carreiras de TI bem-sucedidas foram construídas sobre seus alicerces. É um daqueles aspectos que podem levá-lo da configuração de redes de pequenos escritórios a trabalhar em brilhantes data centers corporativos e magníficos ambientes de backbone ISP.


A Cisco é, sem dúvida, a líder de mercado em roteamento e comutação de hardware, mas os caminhos de certificação baseados em CCNA não são seu único ingresso para empresas.


Ao considerar uma carreira futura em qualquer campo, é bom ter opções e você tem uma alternativa para trabalhar com a Cisco: Juniper Networks. É verdade que o Juniper é praticamente a única alternativa, mas, ei, é uma opção, e ótima!


Se você já possui a certificação CCNA ou uma certificação mais alta, nunca é tarde para mergulhar em um novo mundo de redes com os produtos Juniper. Temos muitos treinamentos da Juniper para você começar ou ajudá-lo a avançar.


Neste post, vamos dar uma olhada nas diferenças entre Cisco e Juniper para aqueles que pensam em uma mudança de cenário e para aqueles que estão apenas curiosos sobre suas opções.


A Juniper Networks está ganhando terreno


Durante a bolha das pontocom, a Cisco valeu mais de US $ 500 bilhões , tornando-a a empresa mais valiosa do mundo. No entanto, a Cisco mal teve tempo de descansar sobre os louros antes da Juniper Networks aparecer e encurralar mais de 30% do mercado de provedores de serviços com sua linha de roteadores principais no início dos anos 2000.


E nos últimos dez anos, a Juniper defendeu essa participação de mercado com coragem. Embora a participação de mercado da Juniper nos roteadores principais em 2014 tenha sido de apenas 24%, 2015 os viu recuperando até 28% em comparação com a participação de 49% da Cisco.


Então, qual é a arma secreta de Juniper? Rapidez. Sempre foi, sempre será.


Desde o início, a Juniper projetou seus roteadores com hardware especializado personalizado para alto desempenho e roteamento de baixa latência, dando a eles a vantagem de transportar cargas de caminhões de dados através de grandes redes ISP.

Em 2008, a Juniper aproveitou sua experiência na criação de roteadores realmente rápidos para ISPs e aplicou-o ao mercado corporativo, com sucesso misto. Enquanto alguns esperavam ver outro espetacular mercado se distanciando da Cisco, como no mercado de provedores de serviços, a incursão da Juniper nos roteamentos e comutações corporativas se restringiu principalmente a um mercado de nicho.

O que nos leva ao próximo ponto…


Habilidades de nicho


Os especialistas em Juniper são muito mais difíceis de encontrar do que outros profissionais certificados. Seguindo a lei da oferta e demanda, eles também recebem mais.


O equivalente aproximado da Juniper da certificação CCNA é o JNCIA-Junos . SimplyHired.com indica que os profissionais certificados pela CCNA levam para casa cerca de US $ 63 mil por ano, enquanto aqueles que detêm uma JNCIA estão olhando em média US $ 78 mil .


Da mesma forma, o poder aquisitivo de uma CCNA parece estar limitado a cerca de US $ 100 mil, em comparação com os US $ 124 mil da JNCIA. (Obviamente, os resultados podem variar com base em outras experiências relevantes, localização geográfica e organização.) Considere que o JNCIA-Junos é a certificação básica básica da Juniper, e as recompensas se tornam ainda mais claras.

Faixas de certificação


Depois de provar sua habilidade de trabalhar com a Juniper em algum nível, você precisará obter uma certificação oficial da Juniper. Além de torná-lo melhor no que faz, tornar-se certificado como especialista em Juniper pode abrir muitas portas para um engenheiro ou administrador de rede.


Os roteadores e comutadores Juniper são encontrados principalmente no ambiente do provedor de serviços. No entanto, redes corporativas e data centers estão se tornando cada vez mais familiarizados com o hardware da Juniper.


Aqui estão quatro certificações Juniper que vale a pena examinar:



Velocidade, simplicidade, flexibilidade


O hardware da Juniper é construído desde o início para ser bom em uma coisa: enviar dados para onde deve ser o mais rápido possível. Isso é alcançado por ASICs (circuitos integrados específicos de aplicativos) personalizados, que são essencialmente chips eletrônicos projetados para realizar parte do trabalho pesado que, de outra forma, seria feito em software.


O sistema operacional usado nos roteadores Juniper, o Junos OS, é igualmente inteligente. Com base no FreeBSD, a principal vantagem do sistema operacional da Junos sobre o IOS da Cisco é a simplicidade, flexibilidade e modularidade.


Apenas alguns dos roteadores avançados da Cisco executam o IOS RX, que possui modularidade embutida, enquanto o Junos OS foi projetado propositadamente para permitir que processos separados funcionem como módulos por si só. Isso significa que, quando um processo falha, ele não derruba todo o sistema operacional (e a rede!).


O Junos OS não só é mais amigável em relação a falhas e bugs, como também tem sido tradicionalmente mais acolhedor para a comunidade de código aberto do que o IOS da Cisco. Onde os engenheiros de software da Juniper não respondem por um caso de uso específico, a comunidade de desenvolvedores entra em ação com o Junos OS SDK e APIs.


O Junos OS CLI também pode ser facilmente integrado ao Python, o que aumenta drasticamente o poder da automação e script de rede.


Lidere a carga com redes definidas por software


Quando a computação em nuvem e a virtualização se tornaram populares em TI, os engenheiros de rede devem ter se sentido um pouco excluídos. Felizmente para eles, é exatamente aí que o futuro das redes se dirige ao ressurgimento da rede definida por software .


Seguindo a tendência da virtualização, a Juniper começou a injetar mais recursos na virtualização do paradigma de rede usando o OpenFlow Protocol e suas próprias tecnologias SDN adquiridas, como a  Contrail .


Por outro lado, a Cisco também está se movendo em direção à SDN com o que chamam de ACI, mas não ficou tão entusiasmada com isso.


No geral, o SDN é uma ótima notícia para o mundo das redes, porque as redes virtualizadas são simplesmente muito mais fáceis de solucionar, configurar e manter. E o que isso significa para os especialistas da Juniper? Bem, menos trabalho, por exemplo. Mas principalmente, mais possibilidade, mais controle e mais diversão.


A Juniper continua a provar que sua inovação e compromisso com a produção de produtos de alta qualidade a equiparão não apenas para manter sua participação de mercado no mundo das redes, mas também para crescer. Os profissionais de TI que desejam expandir seus conhecimentos além do universo da Cisco podem descobrir que a Juniper oferece um produto atraente que merece consideração real.


Se você está procurando alternativas para o mundo da Cisco, o Juniper pode ser uma boa opção para você.


ASG

contato@asg.com.br

(51) 3376.1210

698 visualizações0 comentário
bottom of page