top of page
  • rudy310

Com a Nutanix Mine, Nutanix adiciona armazenamento secundário convergente

A Nutanix se prepara para lançar seus dispositivos de armazenamento secundário convergente Mine, à medida que se expande para além do armazenamento primário, com uma arquitetura adotada pela Cohesity e Rubrik.


A Nutanix, pioneira em hiperconvergência, está adicionando armazenamento secundário ao seu portfólio de produtos.


O Nutanix Mine é um destino de backup que integra software dos parceiros de proteção de dados Veeam Software, HYCU, Commvault, Veritas e Unitrends.


Cada cluster da Nutanix Mine combina o software de backup dos parceiros com a malha de dados de infraestrutura hiperconvergente (HCI) da Nutanix e o console de gerenciamento Prism . A malha de dados Nutanix fornece níveis e redução de dados. O objetivo é gerenciar o backup de dados nos dispositivos Nutanix de maneira semelhante à maneira como seu armazenamento primário é gerenciado.


O Nutanix Mine usa hardware SuperMicro, da mesma forma que os dispositivos Nutanix HCI da marca. O meu requer um mínimo de três nós em um cluster. Greg Smith, vice-presidente de marketing de produtos da Nutanix, disse que não há limite máximo para a escala da mina. Os nós estão disponíveis como dispositivos 2U com 96 TB de capacidade bruta ou modelos 4U 192 TB.


"Queremos hiperconvergir tudo", disse Smith. "Convergimos armazenamento para máquinas virtuais e para arquivos e objetos, para que os clientes não precisem se levantar e gerenciar silos independentes para diferentes casos de uso. E estamos fazendo o mesmo para armazenamento secundário. "


Os sistemas HCI da Nutanix combinam armazenamento, computação e virtualização. Smith disse que os clientes da Nutanix Mine poderão usar as mesmas ferramentas de gerenciamento para o armazenamento primário e secundário.


Nutanix Mine com software Veeam e HYCU é esperada para o segundo semestre de 2019.


Ken Ringdahl, vice-presidente de arquitetura de alianças globais da Veeam, disse que a o Mine com a Veeam está na versão beta. A Veeam é o único grande fornecedor de software de backup que não vende seus próprios dispositivos integrados. Depende do hardware dos parceiros. O Cisco HyperFlex , um concorrente de HCI da Nutanix, também é vendido com o software Veeam incluído.


Phil Goodwin, diretor de pesquisa da IDC para sistemas de infraestrutura, disse que o mercado está se movendo em direção à abordagem integrada.


"Descobrimos que há muito mais impulso para os aparelhos integrados, em oposição aos aparelhos de destino", sem o software incluído, disse Goodwin. "Isso tem muito a ver com a conveniência da instalação. É mais rápido e os clientes parecem gostar mais do dispositivo integrado".


A HYCU vende software de backup especificamente para o Nutanix HCI e já suporta nós centrados na capacidade do Nutanix que funcionam de maneira semelhante ao Mine. O Nutanix Mine com HYCU incluirá licenças de software HYCU e integração do HYCU com o Prism, suporte para arquivos Nutanix e backup de servidor físico.


Os clientes da Cohesity e Rubrik vão cavar a mina Nutanix?


A "Mina" Nutanix é semelhante aos sistemas de armazenamento secundário convergente vendidos pela Cohesity e Rubrik. Esses fornecedores chamam seus produtos de armazenamento secundário convergente ou, às vezes, armazenamento secundário hiperconvergente. A Cohesity e a Rubrik têm clientes comuns da Nutanix e posicionam seus aparelhos como um bom ajuste para armazenamento primário hiperconvergente.


Esta é a segunda posição recente nesses dois recém-chegados. Os dispositivos Dell EMC PowerProtect lançados na semana passada são posicionados como casos de uso de gerenciamento de dados secundários e aumentam de maneira semelhante aos dispositivos Rubrik e Cohesity.

Vários clientes da Nutanix na conferência disseram que já convergiram o armazenamento secundário através da Cohesity, cujo CEO Mohit Aron foi fundador da Nutanix e seu primeiro CTO. A coesity também oferece recursos como classificação em camadas da nuvem e armazenamento de arquivos.


A Annenberg School for Communications da Universidade da Pensilvânia usa o backup Cohesity e armazenamento de arquivos desde março de 2016 e adicionou a Nutanix para armazenamento em bloco primário em 2017. Marlon Wenceslao, diretor de sistemas de informação e infraestrutura da escola, disse que começou com o Cohesity como backup alvo para o software Veeam. Ele mudou para o software DataProtect da Cohesity por causa do desempenho mais rápido, seu CloudSpin desativa a recuperação e a capacidade de usá-lo como um alvo do NAS.


"O software Cohesity é o que explode tudo", disse Wenceslao . "Foi tão rápido."

Ele disse que pode olhar para o Mine em .NEXT, mas "estamos felizes com o que temos".


Wenceslao disse que sua experiência com o armazenamento secundário convergente da Cohesity desempenhou um papel importante na mudança para a hiperconvergência Nutanix de uma infraestrutura convergente Dell EMC-Cisco Vblock.


"Estávamos procurando por algo que fosse fácil de gerenciar", disse ele. "Com a infraestrutura convergente, havia muitos componentes para gerenciar. Tínhamos o Coehsity e procurávamos o mesmo para o armazenamento primário".


A Wendy's Company também usa Nutanix e Cohesity. Don Murawski, gerente de servidores e armazenamento da empresa de fast food de Dublin, Ohio, disse que faz sentido que a Nutanix entre no armazenamento secundário, mas está satisfeito com sua configuração atual.


"Estamos hiperconvergentes para primário e backup", disse ele. "A cohesity é armazenamento secundário para algumas coisas, mas principalmente será backup. O Nutanix é produção. Eu não queria misturar os dois; queria que fosse separado."


Naveen Chhabra, analista sênior de infraestrutura da Forrester Research, disse que vê a Mine mais sobre a Nutanix tentando expandir o número de aplicativos executados em sua plataforma HCI do que competindo com os fornecedores de backup.


"Os clientes executam os aplicativos que quiserem e a Nutanix pode ser a plataforma subjacente", disse ele. "A Nutanix quer ser a plataforma de escolha. Não é a mesma coisa para Rubrik e Cohesity. Eles ainda são vistos como armazenamento secundário enquanto a Nutanix está tentando expandir todo o seu ecossistema de TI".

Chhabra disse que a Nutanix Mine vai contra a recente mudança do fornecedor para um modelo centrado em software. No ano passado, a Nutanix se concentrou menos na venda de hardware e mais na execução de seu software em qualquer tipo de servidor x86. Mas com a Mine, a Nutanix está fornecendo nós de hardware para o software de backup de seus parceiros. Isso ocorre após uma desaceleração das vendas no último trimestre e uma previsão de crescimento ainda menor neste trimestre.


"Eles querem mudar para um modelo de negócios apenas de software, mas algo como o Mine tem uma dependência significativa do hardware subjacente", disse Chhabra. "Eles estão voltando ao modelo de negócios anterior".

Nutanix amplia nuvem Xi para Frame, Leap


A Nutanix também expandiu seus serviços de nuvem Xi em .NEXT. Seu desktop como serviço Xi Frame será executado na Acropolis Hypervisor Virtualization (AHV) dentro da plataforma Nutanix Enterprise Cloud, permitindo que a infraestrutura de desktop virtual Frame seja executada em nuvens públicas ou privadas. O Xi Frame anteriormente era executado apenas em nuvens públicas. Os clientes que executam o Frame no AHV podem gerenciar o Frame em várias nuvens a partir de um único console.


A Nutanix também adicionou suporte ao hipervisor ESXi da VMware em seus serviços de recuperação de desastre Xi Leap. Ele adicionou zonas de disponibilidade do Leap na Itália, Japão e Alemanha para acompanhar sua disponibilidade atual no leste e oeste dos EUA e no Reino Unido.


ASG

https://www.asgit.com.br/

contato@asg.com.br

(51) 3376.1210


47 visualizações0 comentário
bottom of page